A mesma qualidade e agilidade de serviços que tornaram o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) uma referência, agora voltada para o funcionalismo estadual: localizado no Multishop, na Boca do Rio, o SAC Servidor é uma unidade de atendimento integrado exclusiva para os servidores estaduais, a cargo da Secretaria da Administração (Saeb).

No SAC Servidor funcionam unidades do Planserv, com destaque para o Centro de Diabetes e Obesidade (CDO), Previdência Estadual, INSS, Clube de Desconto, Valorização e Desenvolvimento do Servidor e Junta Médica. Os serviços prestados pela iniciativa pioneira são extensivos aos dependentes de servidores e pensionistas, incluindo, além dos serviços de saúde preventiva, atendimento previdenciário e da área de recursos humanos, ações de valorização, capacitação e bem estar.

 

 

    Objetivos do SAC Servidor

    O SAC Servidor contará com serviços diferenciados para o servidor público, com destaque para a participação do INSS, além dos órgãos vinculados à Secretaria da Administração (Saeb). Confira os principais objetivos:

    • Integrar os órgãos públicos/entidades e unidades funcionais da Saeb, num mesmo espaço físico, possibilitando a otimização, o funcionamento de novas linhas de ação e facilitando o atendimento; 

    • Interagir com o público alvo, através do fluxo de informações mais dinâmico, da uniformização e simplificação de procedimentos;
    • Aumentar a eficiência e reduzir o tempo de atendimento, ampliando a utilização de recursos de informática na prática dos serviços;
    • Disponibilizar instalações físicas adequadas ao atendimento do servidor público, gerando as condições ambientais necessárias.
    Órgãos e unidades do SAC Servidor

    O SAC Servidor vai atender exclusivamente à demanda funcional do servidor público estadual, a exemplo de solicitação de tempo de serviço, simulação de aposentadoria e seguro habitacional. Na unidade não serão expedidos documentos como CPF, carteira de identidade, passaporte, entre outros. Destacam-se ainda os seguintes órgãos/unidades de serviço: 

     

    INSS - Instituto Nacional do Seguro Social

    A prestação de serviços do INSS visa agilizar os processos relacionados à aposentadoria junto à Superintendência de Previdência, através de estrutura específica de atendimento no SAC Servidor. A unidade de atendimento do INSS no SAC Servidor será um grande facilitador para tirar as dúvidas dos servidores em relação às certidões necessárias a dar entrada nos processos do Ceprev, através da prestação dos serviços:

    • Informações e orientações; 
    • Agendamento para atendimento nas agências do INSS.

    O servidor poderá dar entrada no processo na unidade da Superintendência de Previdência (Suprev) no SAC Servidor ou na Coordenação de Pessoal do seu órgão, através do protocolo. 

     

    Ceprev - Superintendência de Previdência (Suprev)

    A Suprev terá o Gabinete, a Diretoria de Gestão Financeira Previdenciária e Investimentos e suas respectivas coordenações remanejadas para o SAC Servidor, sendo possível com isso, a melhoria da sua gestão, otimizando fluxos da prestação de serviços e facilitando a articulação entre órgãos envolvidos nos processos. A Suprev participará do SAC Servidor, replicando a sua atual estrutura, para a prestação dos seguintes serviços aos servidores:

    - Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev):

    • Protocolo de requerimentos; aposentadoria; pensão (Solicitação de Pensão Previdenciária, Prorrogação em casos de maiores universitários, portadores de invalidez provisória - filhos e pais inválidos, Mudança de titularidade, Reversão de Cota, Revisão de Pensão, outros serviços); auxílio reclusão; salário família; isenção de Imposto de Renda; mudança de domicilio bancário; cópia e acompanhamento de processo; inscrição para o Prepare-se; comunicado de falecimento de servidor inativo / pensionista; 
    • Emissão de certidões/documentos - Certidão de Tempo de Contribuição; Certidão Negativa da Previdência Estadual; 2ª via do contracheque e informe de rendimento; Senha do Portal do Servidor;
    • Recadastramento, denúncia de pagamentos irregulares, orientações gerais.

    - Coordenação de Benefícios dos Inativos (COIN):

    • Requerimentos - aposentadoria; reserva remunerada; reforma; reversão de aposentadoria; isenção de Imposto de Renda; seguro habitacional.

    - Coordenação de Benefícios dos Dependentes (CODEP):

    • Análise de benefícios - pensão por morte; auxílio-reclusão; isenção de Imposto de Renda (pensionistas); presença de assistente social para atendimento.

    O diferencial dos serviços residirá na articulação com setoriais, Junta Médica e PGE para agilização dos processos. Destacando, também, a otimização da marcação de perícias e emissão de laudos através de um único atendimento para processos de Isenção de Imposto de Renda, Inclusão de Filho Maior Inválido, Pensão e Seguro Habitacional.

    O atendimento de Assistente Social dará suporte aos setores de RH com orientações sobre condutas a serem adotadas em períodos de Readaptação Funcional e orientará os servidores que não estejam de acordo com as decisões periciais e necessitem de acompanhamento.

     

    Planserv

    O Planserv prestará serviços voltados para os servidores públicos beneficiários do plano em duas unidades no SAC Servidor. Uma delas prestará atendimento geral, compreendendo movimentações cadastrais e orientação, adesão/cancelamento da assistência, cadastramento de identificação biométrica, inclusão/exclusão de dependentes e agregados, mudança de plano, 2ª via do cartão de identificação, solicitação de cartão provisório, informações sobre autorização prévia, rede referenciada e legislação, dentre outros. 

    Na outra unidade, referente ao Centro de Diabetes e Obesidade - CDO, o Planserv realizará atendimentos aos beneficiários do plano, portadores de Diabetes e Obesidade, abrangendo os pacientes com indicação para cirurgia bariátrica. Atualmente esse atendimento conta com 1218 beneficiários cadastrados. 

    Os diferenciais desse novo atendimento – que já era feito, mas foi remanejado para o SAC Servidor - são as novas e amplas instalações, além de mais consultórios adequados aos serviços prestados, o que possibilitará uma maior divulgação e, no mínimo, a duplicação do número de atendimentos médicos.

    Aliado a isso, serão realizadas palestras, assistência psicológica e orientação sobre atividades físicas. Os atendimentos prestados envolverão Serviços nos Consultórios, Atendimento ao Portado de Diabetes e Obesidade - salas de preparo, enfermagem, nutricionista, assistente social e psicólogo. A estrutura também conta com 3 consultórios médicos para realização dos seguintes serviços:

    • Perícia pré-cirurgia bariátrica;
    • Acompanhamento pós-cirurgia bariátrica:
    • Atendimento médico com clínico geral e endocrinologista;
    • Atendimento de enfermagem;
    • Atendimento com nutricionista;
    • Atendimento com psicólogo;
    • Atendimento com assistente social;
    • Atendimento com educador físico.

    Serviços nas Salas de Treinamento:

    • Orientações para grupos sobre diabetes e obesidade.

     

    Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas - Secretaria da Administração (Saeb)

    • Realização de treinamentos;
    • Informações sobre o Programa Bem Viver (suspensas);
    • Oferta de vagas em atividades esportivas e cursos específicos;
    • Divulgação de ações de interesse do servidor e inscrições:
    • Prêmios Servidor Cidadão e Boas Práticas;
    • Entrega de Kits (Corrida do Servidor e outros) e troca de alimentos por ingressos de eventos específicos;
    • Capacitações;
    • Orientações diversas. 

     

    Diretoria de Recursos Humanos - Secretaria da Administração (Saeb)

    • Empréstimo Consignado;
    • Linhas de Crédito;
    • Concurso Público;
    • Contracheque;
    • Informe de Rendimento do Imposto de Renda. 

    Atenção! Os serviços prestados pela DDE e pelo DRH serão prestados por atendentes generalistas, com o objetivo de otimizar o atendimento.

     

    Clube de Desconto 

    • Orientações e divulgação relativos ao Clube de Desconto;
    • Orientações para novos parceiros;
    • Conclusão de novas parcerias.
    Atendimento

    Multishop Boca do Rio - Avenida Octávio Mangabeira, 6929 - Boca do Rio

    Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h