A mesma qualidade e agilidade de serviços que tornaram o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) uma referência, agora voltada para o funcionalismo estadual: localizado no Multishop, na Boca do Rio, o SAC Servidor é uma unidade de atendimento integrado exclusiva para os servidores estaduais, a cargo da Secretaria da Administração (Saeb).
No SAC Servidor funcionam unidades do Planserv, com destaque para o Centro de Diabetes e Obesidade (CDO), Previdência Estadual, INSS, Clube de Desconto, Valorização e Desenvolvimento do Servidor e Junta Médica. Os serviços prestados pela iniciativa pioneira são extensivos aos dependentes de servidores e pensionistas, incluindo, além dos serviços de saúde preventiva, atendimento previdenciário e da área de recursos humanos, ações de valorização, capacitação e bem estar.
O SAC Servidor contará com serviços diferenciados para o servidor público, com destaque para a participação do INSS, além dos órgãos vinculados à Secretaria da Administração (Saeb). Confira os principais objetivos:
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Integrar os órgãos públicos/entidades e unidades funcionais da Saeb, num mesmo espaço físico, possibilitando a otimização, o funcionamento de novas linhas de ação e facilitando o atendimento;
- Interagir com o público alvo, através do fluxo de informações mais dinâmico, da uniformização e simplificação de procedimentos;
- Aumentar a eficiência e reduzir o tempo de atendimento, ampliando a utilização de recursos de informática na prática dos serviços;
- Disponibilizar instalações físicas adequadas ao atendimento do servidor público, gerando as condições ambientais necessárias.
O SAC Servidor vai atender exclusivamente à demanda funcional do servidor público estadual, a exemplo de solicitação de tempo de serviço, simulação de aposentadoria e seguro habitacional. Na unidade não serão expedidos documentos como CPF, carteira de identidade, passaporte, entre outros. Destacam-se ainda os seguintes órgãos/unidades de serviço:
INSS - Instituto Nacional do Seguro Social
A prestação de serviços do INSS visa agilizar os processos relacionados à aposentadoria junto à Superintendência de Previdência, através de estrutura específica de atendimento no SAC Servidor. A unidade de atendimento do INSS no SAC Servidor será um grande facilitador para tirar as dúvidas dos servidores em relação às certidões necessárias a dar entrada nos processos do Ceprev, através da prestação dos serviços:
- Informações e orientações;
- Agendamento para atendimento nas agências do INSS.
O servidor poderá dar entrada no processo na unidade da Superintendência de Previdência (Suprev) no SAC Servidor ou na Coordenação de Pessoal do seu órgão, através do protocolo.
Ceprev - Superintendência de Previdência (Suprev)
A Suprev terá o Gabinete, a Diretoria de Gestão Financeira Previdenciária e Investimentos e suas respectivas coordenações remanejadas para o SAC Servidor, sendo possível com isso, a melhoria da sua gestão, otimizando fluxos da prestação de serviços e facilitando a articulação entre órgãos envolvidos nos processos. A Suprev participará do SAC Servidor, replicando a sua atual estrutura, para a prestação dos seguintes serviços aos servidores:
- Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev):
- Protocolo de requerimentos; aposentadoria; pensão (Solicitação de Pensão Previdenciária, Prorrogação em casos de maiores universitários, portadores de invalidez provisória - filhos e pais inválidos, Mudança de titularidade, Reversão de Cota, Revisão de Pensão, outros serviços); auxílio reclusão; salário família; isenção de Imposto de Renda; mudança de domicilio bancário; cópia e acompanhamento de processo; inscrição para o Prepare-se; comunicado de falecimento de servidor inativo / pensionista;
- Emissão de certidões/documentos - Certidão de Tempo de Contribuição; Certidão Negativa da Previdência Estadual; 2ª via do contracheque e informe de rendimento; Senha do Portal do Servidor;
- Recadastramento, denúncia de pagamentos irregulares, orientações gerais.
- Coordenação de Benefícios dos Inativos (COIN):
- Requerimentos - aposentadoria; reserva remunerada; reforma; reversão de aposentadoria; isenção de Imposto de Renda; seguro habitacional.
- Coordenação de Benefícios dos Dependentes (CODEP):
- Análise de benefícios - pensão por morte; auxílio-reclusão; isenção de Imposto de Renda (pensionistas); presença de assistente social para atendimento.
O diferencial dos serviços residirá na articulação com setoriais, Junta Médica e PGE para agilização dos processos. Destacando, também, a otimização da marcação de perícias e emissão de laudos através de um único atendimento para processos de Isenção de Imposto de Renda, Inclusão de Filho Maior Inválido, Pensão e Seguro Habitacional.
O atendimento de Assistente Social dará suporte aos setores de RH com orientações sobre condutas a serem adotadas em períodos de Readaptação Funcional e orientará os servidores que não estejam de acordo com as decisões periciais e necessitem de acompanhamento.
Planserv
O Planserv prestará serviços voltados para os servidores públicos beneficiários do plano em duas unidades no SAC Servidor. Uma delas prestará atendimento geral, compreendendo movimentações cadastrais e orientação, adesão/cancelamento da assistência, cadastramento de identificação biométrica, inclusão/exclusão de dependentes e agregados, mudança de plano, 2ª via do cartão de identificação, solicitação de cartão provisório, informações sobre autorização prévia, rede referenciada e legislação, dentre outros.
Na outra unidade, referente ao Centro de Diabetes e Obesidade - CDO, o Planserv realizará atendimentos aos beneficiários do plano, portadores de Diabetes e Obesidade, abrangendo os pacientes com indicação para cirurgia bariátrica. Atualmente esse atendimento conta com 1218 beneficiários cadastrados.
Os diferenciais desse novo atendimento – que já era feito, mas foi remanejado para o SAC Servidor - são as novas e amplas instalações, além de mais consultórios adequados aos serviços prestados, o que possibilitará uma maior divulgação e, no mínimo, a duplicação do número de atendimentos médicos.
Aliado a isso, serão realizadas palestras, assistência psicológica e orientação sobre atividades físicas. Os atendimentos prestados envolverão Serviços nos Consultórios, Atendimento ao Portado de Diabetes e Obesidade - salas de preparo, enfermagem, nutricionista, assistente social e psicólogo. A estrutura também conta com 3 consultórios médicos para realização dos seguintes serviços:
- Perícia pré-cirurgia bariátrica;
- Acompanhamento pós-cirurgia bariátrica:
- Atendimento médico com clínico geral e endocrinologista;
- Atendimento de enfermagem;
- Atendimento com nutricionista;
- Atendimento com psicólogo;
- Atendimento com assistente social;
- Atendimento com educador físico.
Serviços nas Salas de Treinamento:
- Orientações para grupos sobre diabetes e obesidade.
Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas - Secretaria da Administração (Saeb)
- Realização de treinamentos;
- Informações sobre o Programa Bem Viver (suspensas);
- Oferta de vagas em atividades esportivas e cursos específicos;
- Divulgação de ações de interesse do servidor e inscrições:
- Prêmios Servidor Cidadão e Boas Práticas;
- Entrega de Kits (Corrida do Servidor e outros) e troca de alimentos por ingressos de eventos específicos;
- Capacitações;
- Orientações diversas.
Diretoria de Recursos Humanos - Secretaria da Administração (Saeb)
- Empréstimo Consignado;
- Linhas de Crédito;
- Concurso Público;
- Contracheque;
- Informe de Rendimento do Imposto de Renda.
Atenção! Os serviços prestados pela DDE e pelo DRH serão prestados por atendentes generalistas, com o objetivo de otimizar o atendimento.
Clube de Desconto
- Orientações e divulgação relativos ao Clube de Desconto;
- Orientações para novos parceiros;
- Conclusão de novas parcerias.
Multishop Boca do Rio - Avenida Octávio Mangabeira, 6929 - Boca do Rio
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h