Chamada: 
Policial militar coordena projeto de Guarda Mirim. Objetivo é oferecer atividades que abordam o respeito ao meio-ambiente, disciplina, cidadania e auto-estima aos alunos da Escola Lucas Cardoso Costa, no município de Irecê.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município de Irecê, o oficial militar Josemar Guimarães coordena a ação Guarda Mirim Ambiental. O objetivo é oferecer atividades que abordam o respeito ao meio-ambiente, disciplina, cidadania e auto-estima aos alunos da Escola Lucas Cardoso Costa. O desenvolvimento do programa garantiu a Josemar estar entre os dez finalistas do Prêmio Servidor Cidadão edição 2012.

Imagem: 
Chamada: 
Nas horas vagas, Luíne se dedica à Guarda Mirim, projeto criado para promover atividades esportivas e educacionais com crianças e jovens do bairro de Santa Mônica, em Salvador.

Sexto colocado no ano passado, o Policial Militar Luine Costa dos Anjos está novamente entre os dez finalistas do Prêmio Servidor Cidadão. Ele é o coordenador da ação Guarda Mirim – Heróis, que tem o objetivo de tirar das ruas e oferecer atividades esportivas e educacionais aos jovens moradores bairro Santa Mônica, em Salvador.

Chamada: 
Conhecido como Zico, Artur Antunes coordena projeto que beneficia cerca de 150 jovens, de 7 a 17 anos. Sua escolinha de futebol já tem até candidatos a craque.

Artur Antunes Viana Borges, apelidado de Zico, ainda que tenha nome de craque não é jogador de futebol. No entanto, ele tem conseguido driblar muitas adversidades para trabalhar um projeto em Alcobaça que beneficia cerca de 150 jovens, de 7 a 17 anos. Jogar futebol de salão passou a ser uma opção para afastar garotos da influência da marginalidade e das drogas.

Chamada: 
Há dez anos, a servidora da Setre atua junto a mães carentes, possibilitando a promoção da saúde e também a geração de renda. Vale a pena conhecer o trabalho, que mobiliza a comunidade do município de Morro do Chapéu.

“É um prêmio que valoriza e reconhece”, resume Suzana, que trabalha há dez anos com mães carentes, e promove a saúde da mulher, a relação familiar, a cidadania e os recursos comunitários. O projeto Manjedoura envolve uma rede de instituições propiciando informações, interações, apoio e reflexões, além de alimento com a distribuição de sopa.

Imagem: 
Chamada: 
Um caso de dependência química dentro da própria família mobilizou a servidora da SEC a ajudar outros dependentes. Conheça esta história comovente, que envolve quebra de preconceitos e muita coragem!

Mesmo enfrentando preconceito, Delma Britto nunca teve dúvida da necessidade e importância do projeto de recuperação de dependentes químicos, iniciado em 1995. Hoje a instituição é reconhecida na região Oeste da Bahia e atua em três vertentes principais: Proteção Integral a dependentes químicos, Serviço de atendimento às famílias e Campanha de Prevenção ao uso de drogas. “Meu sentimento é de reconhecimento e alegria”.

Chamada: 
O trabalho realizado pelo servidor na revitalização do grupo, em Saubara, foi o grande vencedor do prêmio. Conheça mais a história deste abnegado policial.

“A grande recompensa é mudar a vida destas crianças”, resume o músico Clovis Souza, cujo trabalho e retirar crianças das ruas e oferecer o ensino de música, informática e outros cursos. A Filarmônica funciona nos três turnos e atende a cerca de 150 alunos. Trabalho social e cultural, a filarmônica colabora também com a preservação das raízes culturais do Recôncavo.

Imagem: 
Chamada: 
Além da contação de histórias e das oficinas de teatro, baseadas em textos da música popular brasileira, o servidor premiado incentiva o curso Pré-universitário Popular.

Um sonho transformado em realidade: estimular a leitura e a formação cultural de crianças e adolescentes de Gongogi, cidade de 11 mil habitantes no   Sul da Bahia. A iniciativa do escrevente de cartório do Tribunal de Justiça, Jorge Souza, que resolveu dedicar os sábados no Ponto de Cultura da Associação Cultural e Beneficente Antônio Pereira Barbosa (ACAPEB) rendeu a ele  também o quarto lugar no prêmio Servidor Cidadão 2009.

Chamada: 
Professor da rede estadual, Jacimário Alves da Silva foi premiado pela criação do Movimento de Arte, Educação e Cultura de Ourolândia. Agora sonha em construir um centro cultural para dar continuidade ao projeto.

Primeiro lugar no Prêmio Servidor Cidadão 2009, Jacimário Alves da Silva agora tem outro sonho: construir um centro cultural para dar continuidade ao trabalho desenvolvido no município de Ourolândia.

Chamada: 
Vera Lúcia Barreiras Xavier, de Seabra, diz que não tem como explicar a emoção de ter conquistado, em 2009, o quinto lugar no concurso que apoia o trabalho voluntário de servidores estaduais. "Depois do prêmio, a repercussão foi grande", conta.

Sem explicação. É assim que a servidora aposentada da Secretaria da Educação (SEC), Vera Lúcia Barreiras Xavier, define a alegria que sentiu ao ter o trabalho reconhecido durante a sétima edição do prêmio Servidor Cidadão, realizada no ano de 2009. Moradora do município de Seabra, Dona Vera Lúcia foi a quinta colocada no concurso devido ao trabalho desenvolvido no Lar do Vovô, instituição que abriga atualmente 23 idosos.

Chamada: 
O trabalho feito com dedicação no município de Dias d´Avilla colocou o servidor Ademir Conceição Filho entre os finalistas do Prêmio Servidor Cidadão.

Oferecer aulas de música para crianças carentes. O trabalho feito com dedicação no município de Dias d´Avilla colocou o servidor Ademir Conceição Filho entre os finalistas do Prêmio Servidor Cidadão.

Divulgar conteúdo